DIREITO PROCESSUAL PENAL
O Direito Processual Penal apresenta um papel central no sistema jurídico português, sendo responsável pela regulação dos procedimentos judiciais relacionadas a condutas ilícitas. Este ramo jurídico estabelece as regras e princípios que garantem a aplicação justa e eficiente da lei penal, assegurando os direitos fundamentais dos indivíduos.
Alguns dos pilares do processo penal são a presunção de inocência, para além da garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos, e a descoberta da verdade material, no âmbito de processos judicias. Esta possibilidade concretiza-se através de atos processuais que permitem ao tribunal desenvolver um juízo de valor sobre o caso em apreço.
Para além do mencionado, o Processo Penal é um garante da aplicação da lei penal, assegurando que as decisões judiciais sejam cumpridas e executadas de uma forma adequada e em conformidade com o ordenamento jurídico e com as regras do Estado de Direito.
Em suma, o Direito Processual Penal manifesta-se como um pilar para a justiça em Portugal, garantindo a aplicação eficaz da lei penal, respeitando os direitos fundamentais constitucionalmente consagrados de todos os envolvidos no processo e, ainda, contribuindo para a proteção da sociedade.
Ir para o topo