DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO
O Direito Financeiro e Tributário desempenha um papel imprescindível na organização e funcionamento dos sistemas económicos de um país, sendo uma peça fundamental na estruturação e funcionamento do sistema económico e social do país, regulando as reações entre o Estado e os particulares no âmbito fiscal, garantindo transparência e equidade.
Através dos impostos, taxas e contribuições, o Estado obtém os recursos necessários para financiamento das políticas públicas e setores como a educação, saúde, segurança e infraestruturas. Para além disso, o Direito Financeiro e Tributário contribui para um papel essencial na promoção da justiça fiscal e na redistribuição da riqueza. Através deste ramo, os particulares gozam de proteção legal, sendo garantido o respeito pelos seus direitos e interesses perante o Estado e outras entidades, como é o caso do direito de contestação de decisões fiscais, bem como, o direito à privacidade e confidencialidades dos dados dos particulares e informações financeiras.
Em suma, o Direito Financeiro e Tributário desempenha um papel vital na organização económica e social do país, garantido o funcionamento do Estado e regulando a atividade económica. Assim, o conhecimento das leis fiscais e financeiras permite às pessoas singulares e coletivas realizar um planeamento financeiro eficaz, otimizando a gestão dos seus recursos e cumprindo com as obrigações fiscais.
Ir para o topo